segunda-feira, 2 de julho de 2012

Femen


Ois,


Neste post falarei sobre o FEMEN. É um movimento ativista relacionado ao público feminino que começou em 2008 defendendo questões relacionadas à exploração e ao abuso sexual feminino. Hoje elas também protestam contra a corrupção,  o turismo sexual e pela liberdade das mulheres na Ucrânia.
Mas com dificuldade de chamar atenção para a causa, optaram por uma estratégia infalível: tirar a roupa. Depois de encontrarem na nudez um instrumento de protesto, as mulheres do FEMEN finalmente conseguiram conquistar as manchetes dos jornais e ecoar mídia afora.
Femen


Hoje, as cerca de 300 mulheres do movimento se manifestam contra questões ambientais e políticas, como o uso de energia nuclear e o apedrejamento da iraniana Sakineh, que teria traído seu marido. Porém, entre todos os membros do grupo - que tem garotas com uma média de 22 anos de idade, além de uma senhora de 63 anos - apenas 30 fazem o topless.
Em protesto, as ativistas voltaram a tirar suas roupas neste sábado, em frente ao Parlamento búlgaro  Foto: AFP
De acordo com o site do FEMEN o grupo tem, além de tudo, a pretensão de se tornar a maior e mais influente organização feminista da Europa.


Em abril de 2010, as mulheres do grupo manifestaram interesse em fazer na organização um partido político a fim de tentar conquistar cadeiras nas próximas eleições parlamentares ucranianas, que devem acontecer em outubro de 2012.
Uma das maiores lutas atualmente, é impedir a realização da copa Euro 2012 no páis, pois isso geraria, por iniciativa do governo, esquemas de prostituição devido ao fluxo de turistas.
Segundo entrevista de Inna Shevchenko, dada à Serafina, “ser uma garota na Ucrânia é muito difícil. Ninguém ensina as mulheres daqui que elas têm direitos e possibilidades…só há duas possibilidades de trabalho: ser professora e ganhar 200 dólares por mês, como minha mãe, ou ser puta e ganhar cem dólares por noite. Somos contra a copa em 2012 na Ucrânia. O senso comum diz que seria bom para nosso país , criaria infraestrutura. Não acreditamos nisso.”

Inna ainda afirme que este tipo de protesto, exibindo o próprio corpo, é um novo jeito, que as pessoas andam apelidando de novo feminismo.
Ativista brasileira promete que protestos semelhantes aos da Eurocopa ocorrerão durante a Copa de 2014. Foto: Dassler Marques/Terra
E fiquem atentas meninas: De acordo com Sara Winter, ativista brasileira do Femen, ela já tem 12 mulheres de capitais do País interessadas em realizar protestos na Copa do Mundo de 2014. O grupo se notabilizou durante a Eurocopa, seja na Polônia ou na Ucrânia, por aparições públicas com os seios de fora e cartazes ofensivos contra a prostituição e o turismo sexual.



** Atualizado **
Links para saber mais:
http://femen.org/
https://www.facebook.com/Femen.UA
http://femenshop.com/
Femen - Italian Official Fanpage
FEMEN Holland
FIST Movement
Femen Brazil
Polski Ruch FEMEN
FEMEN Tunisia
Femen France
FEMEN-Belarus
Femen USA
Femen Russia



Karol Almeida

Fontes: 
http://vilamulher.terra.com.br/femen-protestando-com-o-corpo-11-1-71-199.html


http://ensimesmando.wordpress.com/2011/12/04/femem-ucranianas-peladas-mas-por-uma-boa-causa/

http://esportes.terra.com.br/futebol/europeu/eurocopa/noticias/0,,OI5869819-EI20036,00-Femen+diz+ter+ativistas+para+protestos+na+Copa+no+Brasil.html








Nenhum comentário:

Postar um comentário