quinta-feira, 5 de julho de 2012

Tatuagem

"A tatuagem (também referida como tattoo na sua forma em inglês) é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas do mundo. Trata-se de um desenho permanente feito na pele humana que, tecnicamente, é uma aplicação subcutânea obtida através da introdução de pigmentos por agulhas, um procedimento que durante muitos séculos foi completamente irreversível (embora dependendo do caso, mesmo as técnicas de remoção atuais possam deixar cicatrizes e variações de cor sobre a pele). A motivação para os cultuadores dessa arte é ser uma obra de arte viva, e temporal tanto quanto a vida."

Essa é a definição dada pelo Wikipedia. Para muitos a tatuagem tem um significado exato, o desenho lembra algo importante, ou homenageia alguém, para outros é apenas um desenho bonito. 
Independente do motivo de te-lo feita, é importante lembrar-se sempre que a tatuagem é algo permanente. Apesar de termos hoje várias técnicas para retira-las, ainda custam um valor muito alto, nem sempre é eficaz, e vamos combinar, que sentir dor, para depois retirar não compensa, né? ;)

Outro ponto importante que devemos nos lembrar ao fazer uma tatuagem, é estúdio em que se escolhe. A assepsia do local e do tatuador é EXTREMAMENTE importante. Tatuagens baratas podem custar caro depois. O desenho também é um ponto importante, já que é uma coisa que vai ficar com você para sempre. Não escolha um desenho que poderá se arrepender depois.


Existem também muitos mitos sobre o local a ser tatuado. Existem sim, locais que doem mais que outros, mas isso varia muito de pessoa para pessoa (eu, por exemplo, adoro tatuar a coxa, mas tem muita gente que acha qu doi mais ;) )

Cuidados com sua Tatuagem

Filme plástico

Muitos tatuadores recomendam o recobrimento do local da tatuagem recém-feita com plástico de embalar alimentos. No entanto, nem todos os tatuadores compartilham da mesma opinião, pois alega-se que a pele recoberta por plástico, com resíduos de pele e líquidos (linfa, sangue, tinta, suor) podem gerar uma ambiente propício para a formação de colônias de bactérias.
A recomendação de uso do plástico também está associada ao contato da tatuagem recente com tecidos: a cicatrização que pode ocorrer logo após o processo ou à noite, com vazamento de linfa e consequente aderência do lençol ou roupa ao desenho, gera o risco de remoção da camada (epiderme e derme ) superficial onde estão alojadas as tintas. A consequência pode ser a formação de falhas em alguns pontos

Lavagem

Deve-se lavar a região com sabonete neutro durante o banho, após algumas horas, para manter o local limpo, já que a pomada também sairá na lavagem. Além disso, os resíduos podem criar uma superfície de risco por falta de assepsia.

Água

A água é um elemento importante para o processo químico de cicatrização, fazendo parte da cadeia de fixação do colágeno. A pele muito seca pode perder mais células ou demorar mais para cicatrizar. Por outro lado, o excesso de água também prejudica, ao amolecer a casquinha. Por isso, é muito importante não deixar a tatuagem exposta ao sol, não ir à praia, piscinas, saunas, nem tomar banhos longos, e não esfregar com buchas abrasivas ou sabonetes fortes.
IMPORTANTE Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.

Crosta

Não puxe a crosta. É o conselho de todo tatuador. Para algumas pessoas, uma tarefa fácil. Para outras, nem tanto: é um ritual viciante e somado à curiosidade, puxar as crostas para que "cicatrize logo" pode abrir buracos nos desenhos, mesmo quando a crosta parece fina e superficial. Além disso, uma coceira frequente devido à retração da pele provoca o desejo de se encravar as unhas no local. Via de regra, jamais arranque a crosta.

Alimentação

Deve-se tomar cuidado com a ingestão de alimentos que possam causar alergia no período de cicatrização do trabalho, pois em algumas pessoas a pele pode adquirir um comportamento reativo e comprometer o resultado da tatuagem.
Costuma-se recomendar a suspensão de alimentos muito gordurosos, carne de porco, frutos do mar, comida japonesa , chocolates e pimentas.

Em outro post eu falarei sobre os tipos de Desenhos/Tatuagens.

Karol Almeida
 Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Tatuagem
Fotos: Google

Um comentário:

  1. VOCE CONHECE AONDE OI FEIA A 1ª DO BRAÇO ? SE SIM PODE INDICAR ,MEU EMAIL (btl3993@hotmail.com ), boa matéria PARABENS...

    ResponderExcluir