quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Entrevista: Raíla Melo

Olá...
Sessão nova no blog: Entrevistas. Vamos começar conhecendo: 

Raíla Melo

Raíla Melo, Fotógrafa, dona da loja virtual "Meus Acessórios", estilosa, autêntica. Largou um emprego fixo, carteira assinada, plano de saúde, para se dedicar a fotografia. No início, surgiu aquela preocupação, mas com calma, ela conseguiu alcançar seu objetivo, e hoje trabalha com o que ama. Na entrevista ela fala sobre sua profissão, suas tatuagens, e o principal: suas escolhas.


Momento Mulherzice: Raíla, como foi para você sair de um emprego de carteira assinada e assumir a profissão de fotógrafa, que é autônoma? Quais os motivos na época te levaram a acreditar que daria certo?


Raíla: Não foi fácil, mas desde quando entrei nesse emprego meu objetivo era comprar meus equipamentos e sair do emprego. Só que eu tinha uma estabilidade e não era feliz. A fotografia ainda não me dava retorno suficiente para viver sozinha. Sou do tipo de pessoa que demora a tomar uma decisão, mas quando resolvo, é para não voltar atrás.  Preferi ser feliz do que ter uma estabilidade. 


Mm: Foi muito difícil? O que seus pais acharam?

  
Raíla: No começo uma loucura. Meu pai ficou com medo, pois eu não ia ter convenio médico, podia passar dificuldade e a fotografia ainda não dava retorno suficiente. Então continuei durante um tempo e quando eles viram que eu estava infeliz e adoecendo sempre me apoiaram. Com o apoio deles e do meu namorado que sempre me apoia eu me senti mais segura para sair e hoje eu pago meu convenio e outras contas que não pagava na época que tinha trabalho com carteira assinada, eles me apoiam muito e viram que eu não me acomodei. Na verdade foi um passo pra eu correr mais atrás dos meus objetivos. 


Mm: Hoje em dia muitas pessoas acham que são fotógrafos, apenas por terem comprado uma câmera. Você acha que esse mercado ficou saturado? O que fazer para não se tornar apenas mais um?


Raíla: Sim. Muito saturado. É uma pena. Na verdade várias profissões estão assim. Não tem como você ter controle se vai se tornar mais um ou não, mas acredito que só quem ama realmente a profissão vai ter sucesso. É um caminho árduo, pois sem equipamento você não consegue trabalhar e quanto mais conhecimento mais exigente nós ficamos em relação a isso.  E nada é barato.  Já muitos desistirem e até eu pensei nisso, mas quando olho pra frente não me vejo fazendo outra coisa e estou sempre procurando fazer tudo com mais amor, pois o cliente sente quando você está feliz fazendo o que ama e na fotografia isso é importante, pois você é contratado para registrar os momentos mais importantes. Tem cliente que se emociona quando vê as fotos e isso significa que você conseguiu faze-lo reviver todo o momento. Procurar conhecimento e estudar também é importante. O importante é sempre manter o foco, em todos os sentidos (risos).


Mm: Quando você resolveu abrir a loja Meus Acessórios? Foi algo que já vinha sendo pensando anteriormente, ou você viu que estava dando certo para o mercado, e resolveu tentar também?


Raíla: È uma longa história, mas nem parece! Eu sempre amei acessório e a fotografia.  Mas como ainda não tinha dinheiro para investir na fotografia eu sempre vendia acessórios na escola, cursos e quando arrumei um trabalho fixo eu parei um pouco, mas sempre estava vendendo uma coisinha ou outra. Era mais físico. Quando resolvi largar meu emprego eu tinha consciência que a fotografia não ia dar um retorno no inicio. Então tirei férias peguei o dinheiro fiquei em casa e comprei um monte de acessórios.  Coloquei na internet e começou a crescer aos poucos. Fui tentando deixar cada vez mais profissional e estou dando um passo de cada vez para não errar. Adoro muito a loja, tudo que eu compro é como se fosse pra mim. Sempre quando vejo alguma coisa fico empolgada para comprar logo e postar as fotos.  Faço tudo com muito amor e carinho porque trabalho com fotografia para minha loja também. Consegui unir duas coisas que eu amo! Quando recebo um elogio vejo que estou no caminho certo e procuro ser cada dia melhor para minhas clientes. Sei que elas também sentem meu carinho e cuidado com a loja. Um dia quero ter meu espaço físico, mas como eu disse. Um passo de cada vez!





Mm: Sobre suas tatuagens. Quando começou? Qual foi a sua primeira tatuagem?


Raíla: Comecei com 17 anos (risos).  Minha primeira tatuagem foi nas costas e depois disso não consegui parar. Desde primeira eu queria ficar toda tatuada. Adoro!

Mm: Qual o motivo para fazer sua primeira tatuagem?

Raíla: Eu sempre gostei da arte e meus desenhos são coisas que eu gosto e achava bonito. Não procurava ter um significado para cada uma, queria tatuar, pois acho esteticamente lindo! As únicas que tem “significado” são as escritas.




Mm:Você ainda sofre algum tipo de preconceito por  ter tantas tatuagens?



Raíla: Muitoooooooooooo. Acho que isso nunca vai mudar. Tenho até medo de quando tiver um filho. Vai ser tenso! As pessoas ainda ligam a tatuagem ao caráter da pessoa. Muitas já falaram assim  “Nossa você é tão meiga e cheia de tatuagens.”  Eles têm mania de achar que todas as mulheres tatuadas são loucas.  Não podem ser trabalhadoras, cheias de sonhos e femininas. Acham que não podemos ter outra profissão sem ser tatuadora.  Não me arrependo delas, mas ás vezes tampa um pouco para não ter que responder perguntas idiotas e aguentar olhares preconceituosos. Claro que algumas pessoas chegam elogiando, mas é raro. Eles não entendem que eu faço pra mim porque eu gosto. Acham que queremos aparecer de alguma forma. Quem sabe um dia isso acaba?


Mm: Você é muito estilosa e autêntica. Quais são as suas maiores influências?

Raíla: Muito obrigada por me achar estilosa e autêntica. Tudo aconteceu naturalmente. Quando tinha 13 anos falei com minha mãe que queria mudar todo meu guarda roupa e pedi umas roupas novas de aniversário, com o tempo fui criando meu estilo e muitos falavam que eu era uma paty revoltada, mas nem me importava, pois não foi uma fase. Claro que com o tempo eu fui ficando mais feminina e amadurecendo algumas ideias, mas visto o que me deixa bem e confortável e ás vezes sigo algumas modas que combinam comigo. Sempre passamos por algumas fases para chegar a um estilo que nós gostamos e mesmo assim quando olho fotos antigas penso “Não acredito que eu usava isso”. Mas levo isso como amadurecimento. 

Líndissima a Raíla, né?  Adorei. Agradeço muito a entrevista.

Se você tem uma história ou conhece alguém que tenha e queira ver a entrevista aqui envie sua sugestão para karolmulherzice@gmail.com

Beijos e até a próxima... 

Karol Almeida

3 comentários:

  1. ADOREI A ENTREVISTA....NOSSA RAILA TO MUITO FELIZ DE VER QUE VC CONQUISTOU SEUS SONHOS....PARABÉNS....VC VAI LONGE....ESPERO QUE LEMBRE DE MIM.....
    meu email é shirleymedeiros4@gmail.com..... qualquer coisa me manda seu email.
    beijos e muitas felicidades pra vc......
    SAUDADES

    ResponderExcluir