quinta-feira, 13 de junho de 2013

Riot grrrl

Olá pessoal!!!

Já ouviram falar do movimento "Riot grrrl"??? 


O QUE É?


Riot grrrl (ou riot girl) é um movimento abrangindo fanzines, festivais e bandas de hardcore punk rock e feminismo. A intenção do movimento é informar a mulher de seus direitos e incentiva-las a reivindica-los. Uma das principais formas além de protestos foi o uso da música.

O principal ponto foi montar bandas de rock, com instrumentos pesados como baixo e guitarra com muitos efeitos e distorção, estilo e instrumentos inicialmente considerado como masculinos.

Incentivando cada vez mais as mulheres a montarem suas bandas, criar fanzines feministas, e assim expressar suas opiniões e vontades. O gênero musical riot grrrls apareceu na década de 90 como resposta as atitudes machistas punks


QUANDO SURGIU?


 O movimento surgiu nos anos 90 como uma resposta ao machismo do movimento punk – e do rock em geral, que relegava às mulheres posições somente como vocalistas, como se mulheres não fossem capazes de tocar instrumentos considerados masculinos como: guitarra, bateria e baixo. Uma das ideias de incentivo às meninas era que “não importa se você toca bem ou não, o importante é ter algo a dizer”. Se estabeleceu nos EUA e alguns creditam a origem do nome à Alison Wolfe, da banda de punk rock Bratmobile – uma das pioneiras do riot grrrl junto ao Bikini Kill, liderada pela ex-stripper Kathleen Hanna, que acabou se tornando a banda porta-voz do movimento.


MOVIMENTO


 Durante as apresentações da banda, Kathleen “convidava” os rapazes a irem para o fundo e convocava as meninas à ocupar posições privilegiadas em frente ao palco (onde a banda entregava zines e letras de músicas para elas) e costumava ter atitudes ditas “chocantes”, como levantar a blusa e exibir palavras como ‘slut’ (vadia) e “rape” (estupro) escritas em seu corpo. Uma forma de protesto contra a violência e o preconceito com a sexualidade feminina, não muito diferente daquela que assistimos recentemente ao redor do mundo, desta vez com as mulheres em marcha pelas ruas.



HOMOSSEXUALIDADE


 Embora não seja uma das principais bandeiras do movimento, a homossexualidade está bem presente na cena riot grrrl, que reivindica também a liberdade sexual e uma referência são as dykes (termo em inglês similar ao “sapatão” brasileiro, que foi apropriado de maneira positiva pelas lésbicas da cena).


BRASIL

Dominatrix

No Brasil, a principal banda representante do rock feminista é a Dominatrix, liderada pela vocalista e guitarrista Elisa Gargiulo. A banda foi formada no final de 1995, inicialmente com composições em inglês e em 2008 lançaram seu primeiro CD todo em português, “Quem defende pra calar”. No show que fizeram na Verdurada, em São Paulo, Elisa fez o seguinte discurso antes de entoar a canção “Filhas, mães e irmãs”:

 “A música que a gente vai fazer agora é da fase nova da banda, cantando em português, e uma música que fala de violência. (…) E, na época que a gente fez essa música, um mês depois, aconteceu o caso de que uma menina de 15 anos foi jogada dentro de uma cela com mais de 20 presos na região norte do país, foi estuprada sequencialmente por todos eles e demorou mais de um mês pras pessoas saberem dessa situação. Isso causa uma revolta muito grande na gente, justo num momento em que a gente está querendo falar mais de violência e, de uma maneira mais clara, em português, porque a gente acha importante. Então, esta música, eu queria dedicar a todas as mulheres que cotidianamente resistem contra a violência doméstica e a todos os rapazes que um dia foram sensíveis à causa das mulheres e que quiseram se juntar a nós. Esta música é pra vocês, também.”

Em 2002, a banda participou da edição holandesa do LadyFest – festival político- cultural feminista, sem fins lucrativos, surgido no ano 2000 nos EUA – e, em 2004, Elisa programou e organizou a primeira edição brasileira do evento, que atraiu um público de mais de mil pessoas e contou com shows de oito bandas femininas, cinco workshops, três exposições e, duas exibições de vídeos com produção independente e feminina. 

 Além da Dominatrix, a cena brasileira contou com outras bandas, que não estão mais em atividade. Uma delas era a brasiliense Bulimia, formada em 1998, que trazia letras em português abordando temas como preconceito e igualdade. O único CD da banda “Se Julgar Incapaz Foi o Maior Erro que Cometeu”foi lançado já quando a banda não estava mais em atividade, porém a Bulimia ainda é lembrada como uma das bandas mais importantes do riot grrrl brasileiro e sua música “Punk rock não é só pro seu namorado” foi classificada por Facchini como um “hino”.

Espero que se identifiquem. É um movimento muito importante dentro da luta feminista. 


Até a Próxima
Karol Almeida

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário